Caasi, um novo conceito de manutenção realmente PREVENTIVA.

Contatos

Rio de Janeiro

caasi@caasi.com.br

(21) 3278-2000 / (21) 2501-3579 / (21) 98193-9464

Dúvidas

Confira as perguntas e respectivas respostas mais frequentes. Caso não encontre a resposta para a sua dúvida, entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

1 – Com que freqüência devo fazer a Limpeza Interna de Dutos de Ar?

R: Conforme a Lei Estadual 4.192/RJ, a Limpeza Interna de Dutos deve ser realizada anualmente. Assim, a manutenção passou a ser preventiva, oferecendo maior segurança aos usuários de Ar Condicionado.

2 – O que é ufc? R: ufc = Unidade Formadora de Colônias.

3 – Com que freqüência devo fazer os exames laboratoriais da qualidade do ar e a inspeção visual interna dos dutos?

R: A resolução 09 da ANVISA determina que as análises sejam feitas a cada 6 (seis) meses.

4 – Como deve ser feita a inspeção visual dos dutos?

R: É recomendável que a inspeção seja feita com carro robotizado, dotado de micro-câmera e o resultado seja registrado em fita de vídeo, como prova da inspeção visual.

5 – No período em que a limpeza estiver sendo executada, posso usar o condicionador de ar normalmente?

R: O trabalho deve ser executado fora do expediente do cliente. O método utilizado pela Caasi não impede o uso do condicionador nos intervalos da limpeza. Por exemplo: Se devido a grande extensão dos dutos o trabalho não for concluído na primeira noite, o condicionador poderá ser ligado normalmente no dia seguinte, durante o expediente normal do cliente.

6 – Ao solicitar orçamento de limpeza de dutos, o que devo ter em mãos?

R: É sempre bom providenciar uma cópia da planta dos dutos de ar. Caso a planta dos dutos não esteja disponível, ainda assim será possível fazer o orçamento , mas o levantamento demorará um pouco mais.

7 – O que é o PMOC?

R: É um Plano de Manutenção Operação e Controle, exigido nas portaria 3.523/MS. Nele é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. É especificado também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local.

8 – Quais riscos corro por não fazer a limpeza de dutos e não implantar o PMOC?

R: (1) Risco de desencadear uma microepidemia de doenças oriundas da má qualidade do ar (síndrome do edifício doente). 20% de usuários de um mesmo ambiente, apresentando algum tipo de problema relacionado a contaminação do ar, já caracteriza uma microepidemia.

(2) Ser multado por não cumprimento da portaria 3.523/MS e RE 09. A multa pode chegar a R$ 200.000,00.

(3) Responder a processo judicial de reparação de danos por promover disseminação ou agravamento de doenças respiratórias pré-existentes em ocupantes do ambiente climatizado. Estes processos, normalmente são promovidos por ex-ocupantes ou ex-funcionários do ambiente.

9 – Ao contratar a limpeza de dutos, devo fazer a limpeza do carpete antes ou depois do serviço?

R: É recomendável proceder a limpeza de carpetes após a de dutos.

10 – Do ponto de vista da qualidade do ar interior, qual o melhor método de limpeza de carpete, o sistema úmido ou o seco?

R: O sistema a seco tem se mostrado mais eficiente. O método que umedece o carpete, contribui para o desenvolvimento de microorganismos devido a demora de secagem em ambiente confinado.

11 – A empresa que cuida do ar condicionado da minha empresa, diz que não é necessário fazer a limpeza de dutos, basta colocar filtros nas casas de máquina para reduzir o nível de fungos no resultado das análises. Esta afirmativa é correta?

R: Não. Desobedece explicitamente a atual legislação e nem há qualquer respaldo técnico para tal. O que está sendo feito na verdade, é o confinamento do material particulado e microbiológico dentro dos dutos e não sua remoção, como manda a portaria. O que está sendo protegido aí, são os microorganismos existentes nos dutos e não os usuários. Enquanto isso, as colônias de fungos e bactérias vão se desenvolvendo livremente e alcançando níveis de pico. Um dia, essa carga microbiológica estará no ambiente, junto com os usuários.

É bom procurar saber se a empresa que lhe atende, possui equipamento para oferecer a limpeza de dutos. A afirmativa que consta na pergunta, normalmente é oriunda de empresas que não se equiparam para oferecer o serviço e não querem ver seus clientes sendo atendidos por outras empresas melhor equipadas. Vale lembrar, que o autor de tal afirmativa, não se responsabilizará por ações judiciais, nem por multas aplicadas pelo descumprimento das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

12 – Onde na portaria 3.523/MS, diz que se deve fazer a limpeza de dutos?

R: Artigo 5º, alínea A. “Manter limpos os componentes do sistema de climatização, tais como: bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos, de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a boa qualidade do ar interno”.

13 – Em nossa empresa, só possuímos condicionadores de janela e alguns split’s pequenos. Preciso ter o PMOC?

R: Sim, O PMOC é obrigatório. E também é necessário um responsável técnico para sistemas de climatização com capacidade acima de 5 tr (60.000 btu). Mesmo que esta capacidade seja atingida pela soma de pequenos sistemas dentro de um mesmo ambiente.

Exemplo: Se temos 3 split’s de 24.000 btu num mesmo ambiente, a capacidade total é 72.000 btu (= a 6 tr), estando sujeito ao PMOC.

14 – Mandei fazer exame do ar em laboratório e o resultado ficou abaixo de 750ufc/m³ de ar. Nestas condições é preciso fazer a limpeza de dutos?

R: A portaria 3.523 não vincula a limpeza dos dutos aos resultados dos exames laboratoriais. No parágrafo 5 alínea “A”, diz que os dutos devem ser mantidos limpos. Também no estado do RJ a lei 4.192 determina que a limpeza seja feita a cada ano, independente de resultado laboratorial.

Normalmente a fiscalização se baseia nos dados do PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) onde fica definida a periodicidade da limpeza e higienização dos dutos e outros componentes do sistema de climatização.